Restauração




Além do resgate estético e histórico de um móvel antigo, a restauração também é um importante aliado das atuais tendências de sustentabilidade.  
Quando optamos por restaurar uma peça antiga, além de preservar parte de nossa história contribuímos também de forma significativa com a preservação do meio ambiente.

Na maioria dos casos,  os móveis antigos são construídos utilizando como matéria prima principal madeiras nobres  como cedro ,mogno entre outras, dificilmente encontramos no mercado móveis equivalentes. Se os encontramos não temos certeza da procedência da madeira, não temos meios para identificar se a madeira é certificada.   

É comum, quando mudamos de apartamento ou de casa, nos depararmos com espaços e ambientes dispostos de maneira completamente diferente. O trabalho de dispor nossos móveis, nossos objetos decorativos sem sobrecarregar os ambientes não é tarefa fácil. Muitas vezes somos obrigados a nos desfazer de algumas peças, em outros dar um novo visual à peça é suficiente. 
O exemplo é de um aparador, inicialmente pensado para ser um móvel versátil, que poderia ser decorativo como também, quando aberto, servir de mesa para refeições.  No ambiente novo, esta versatilidade não cabia mais, nem tampouco o seu acabamento rústico, pois a peça com que fazia par (um bar com tampo de rolhas) não pôde ser montada. O tampo de MDF deu lugar a um tampo de vidro e sua base foi lixada e lustrada. Os pés mantiveram-se sem pintura, no entanto com  polimento a cor natural do ferro se sobressaiu.